Nova Alvorada é destaque na Educação
28/09/2023

Imers divulgou a colocação dos municípios gaúchos

O Índice Municipal da Educação (Imers) de 2022 foi divulgado no início de setembro (05) e apresentou dados sobre o desempenho nos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

ICMS na Educação

A adoção do desempenho na educação como critério para a distribuição do Icms aos municípios foi aprovada pela Assembleia Legislativa em novembro de 2021 a partir de projeto enviado pela Administração Estadual. A proposta previa a adoção do critério a partir de 2024, representando 10% do total a ser distribuído aos municípios, com a ampliação gradual do percentual até 2029, quando chegaria a 17%. Com o novo critério, as provas do Saers serão aplicadas anualmente pela Seduc nos municípios, o que permitirá avaliar a evolução dos indicadores.

Além do Imers, fazem parte da composição da PRE (Participação no Rateio da Cota-parte da Educação), informações referentes à população, número de matrículas na rede municipal de Ensino Fundamental e número de alunos em situação vulnerável. A metodologia foi criada em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O Imers é parte de uma iniciativa que visa incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS aos municípios a partir de 2024, incentivando melhorias na educação.

Nova Alvorada comemora

O Município de Nova Alvorada ficou em 61º lugar entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul, segundo os dados do Imers, em 2022, com uma pontuação geral de 68,44, e em 2ª lugar entre os municípios da Ampla (Associação dos Municípios do Planalto).

A secretária municipal de Educação, Loreni Romanini de Oliveira, comemora a colocação do Município. “O resultado de Nova Alvorada é positivo e isso se dá graças à dedicação e ao empenho da escola, dos professores, das famílias e, em especial, dos nossos queridos estudantes”, ressalta. Ela continua: “destaca-se o empenho da Administração Municipal que oferta todo o suporte necessário para que o resultado e o desempenho dos alunos se qualifiquem; seguimos buscando melhorar ainda mais pois temos potencial”.