Alunos das Oficinas de Danças Gauchescas se apresentaram no CTG Rancho da Amizade
26/09/2023

O Projeto Nova Alvorada Cultural oferece às crianças, adolescentes e adultos aulas gratuitas de dança e formação na área cultural

A oficina de danças gaúchas que acontecem no CTG Rancho da Amizade todas as segundas-feiras, buscam manter a cultura gaúcha através das danças, uso correto da indumentária gaúcha e músicas tradicionais. As crianças, adolescentes, jovens e adultos além da prática das danças aprendem sobre usos e costumes do povo gaúcho em sua essência, evidenciando sempre o respeito a todos.

O projeto Nova Alvorada Cultural tem o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Basso Pancotte & Cia Ltda e - Intersul Distribuidora de Produtos Veterinários Ltda. É uma realização da Gaita Produtora e do Ministério da Cultura – Brasil - União e Reconstrução, Gaita Produtora, Município De Nova Alvorada com o apoio do Eco Regional.

As apresentações das invernadas dente de leite, pré-mirim, mirim e veterana marcaram o encerramento da Semana Farroupilha do CTG Rancho da Amizade que também contou com a participação e apresentação da invernada Juvenil do CTG Osório de Assis de Fontoura Xavier, como forma de integração e irmandade entre as entidades tradicionalistas.

O encerramento das atividades foi de grande emoção entre o grupo de cavalarianos pois o novo homenageado era um dos integrantes do grupo e não perdia uma cavalgada, Airton Borelli será homenageado em 2024.

O espetáculo apresentado pelas invernadas é o resultado de longos meses de aulas e ensaios, os presentes ficaram impressionados com a qualidade das apresentações.

O prefeito Ediolson Romanini que é um grande apoiador do CTG e das Invernadas de danças destacou o esforço do Poder Público em parceria com as produtoras e as empresas patrocinadoras, Basso Pancotte e Intersul para viabilizar o custeio dos custos das invernadas com professores. “O potencial da nossa cultura gaúcha é enorme e a prova está aqui, a apresentação foi um sucesso”, destacou parabenizando a todos os envolvidos. A Secretária de Educação Loreni Romanini também enalteceu o empenho do Poder Público para oferecer apoio ao tradicionalismo no município.