Agosto Dourado: Unidade Básica de Saúde de Nova Alvorada realiza roda de conversa
31/08/2023

No mês dedicado ao Aleitamento Materno às ações que visam estimular e promover informações acerca da importância da amamentação é também conhecido como Agosto Dourado. Neste mês a UBS de Nova Alvorada esteve decorada com o tema, chamando a atenção da população para que incentive as futuras mamães. O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter e a amamentação traz benefícios à saúde não só para a criança, mas também para as mães.

O leite materno protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

“É na amamentação que os bebês recebem os anticorpos da mãe para a proteção contra diversas doenças. Além disso, a amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração, sem falar nos vínculos afetivos promovidos entre a mamãe e o bebê, ressaltou a fonoaudióloga Ane Elise.

Na tarde do dia 30 de agosto para encerrar a programação, realizou-se no auditório da UBS uma roda de conversa com as gestantes e lactantes, onde a enfermeira Lauren Arrojo explanou sobre o Aleitamento Materno, mitos e verdades e após convidou as participantes que relatassem suas experiências com a amamentação. As mães e seus filhos foram convidadas para a hora do Mamaço, na qual abrilhantou a tarde fechando o mês de agosto com chave de ouro.

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social Cátia Basso ressaltou que o aleitamento materno até os seis meses de vida precisa ser incentivado por campanhas, como a que promovemos neste mês de agosto aqui na UBS, pois além de contribuir para o desenvolvimento infantil, a amamentação pode ter também impactos positivos na vida adulta da criança. Ao final agradeceu as participantes e houve uma confraternização.