UBS de Nova Alvorada promove ações de incentivo ao aleitamento materno
18/08/2023

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Com objetivo de fortalecer a amamentação, a Prefeitura de Nova alvorada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social, está promovendo uma série de ações na UBS (Unidade Básica de Saúde) com orientações na sala de espera, onde foi montado um cantinho especial as mamães que amamentam.

O aleitamento materno é uma prática fundamental para o desenvolvimento da criança. De acordo com a fonoaudióloga Ane Elise Milani, a prática envolve muito mais do que apenas o ato de nutrir. “É uma grande interação entre mãe e filho com repercussões importantes sobre o desenvolvimento. Queremos sempre buscar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação, compartilhar vivências e esclarecer dúvidas”, explica.

O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

Confira o cronograma da Programação:

01/08 – Ornamentação da UBS, com montagem de painéis destacando a cor dourada, referente ao Agosto dourado.

03 a 30 de agosto – Na sala de espera, orientações com a equipe multidisciplinar da UBS, abordando sobre o aleitamento materno e seus cuidados.

30/08 – Roda de Conversa na UBS as 13:30 hs, sobre Amamentação com a participação da Enfermeira e Doula Lauren Arrojo para gestantes e lactantes, com troca de experiências e identificação de dúvidas e mitos acerca do aleitamento materno. Logo após realizaremos a Hora do Mamaço com as lactantes e será servido um coffe breack.