Degustação anuncia o 13º Festival Municipal de Vinho Artesanal
14/08/2023

No distrito de General Cadorna, no próximo sábado, 19 de agosto, serão apresentados os melhores vinhos produzidos no município de Nova Alvorada, durante a 13ª edição do Festival Municipal de Vinho Artesanal, denominado In Cantina. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e Administração Municipal.

Como preparação para o evento que será realizado neste final de semana, na sexta-feira, 11, ocorreu uma degustação de vinhos junto ao Centro Cultural, ocasião em que sete jurados (pessoas com formação e experiência na área) provaram os vinhos dos produtores locais. “Já é uma tradição a degustação de vinhos em Nova Alvorada, sendo que posteriormente esses vinhos concorrerão com produtos de outros municípios”, comentou o vice-prefeito, Dirceu Grolli.

Já o técnico da Emater/RS-Ascar de Nova Alvorada, Romeu Cezar Deon, destaca que trata-se de um resgate dos costumes dos imigrantes italianos que tinham o costume de produzir o próprio vinho. “Com essa degustação buscamos melhorar a qualidade desses vinhos que se destacam a nível regional. Com isso, pensamos em chegar ao ponto da legalização das cantinas por meio do vinho colonial. Já conseguimos legalizar uma cantina que foi a primeira da região, a Vinhos Lazzarotto”, conta.

Além da cantina já legalizada, participam do evento no dia 19, outros 11 produtores que produzem seu vinho para consumo e esporadicamente realizam venda para algum vizinho ou familiar. “São 21 vinhos que concorrem em quatro categorias. Neste ano temos 12 produtores participando. Os três primeiros serão premiados e os dois primeiros de cada categoria serão direcionados para uma mostra regional que ocorre em Casca onde outros dez municípios se juntam para a escolha dos melhores vinhos da região”, explica.

No evento em General Cadorna os vinhos estarão à disposição dos presentes para degustação. “Teremos oito vinhos em quantidade maior para atender a demanda da noite. Ficamos felizes que a cada ano o evento tem tomado uma proporção maior, tanto que hoje já não dispomos mais de ingressos para o evento. Eles esgotaram”, informa Deon ao agradecer todos os envolvidos para a realização de mais um festival.