As danças gaúchas também fazem parte do Nova Alvorada Cultural
14/08/2023

As atividades do projeto Nova Alvorada Cultural vêm sendo realizadas desde o mês de março com oficinas de música – gaita e violão, ballet e dança livre e, junto ao CTG Rancho da Amizade, com a oficina de danças gaúchas, através de financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, do Ministério da Cultura, uma realização da Gaita Produtora em parceria com a Agyle Produtora e com o apoio do Município.

Todas as segundas-feiras acontecem no CTG Rancho da Amizade, de forma gratuita, as atividades de danças tradicionais que buscam manter a cultura gaúcha através das danças, uso correto da indumentária e músicas. Participam das atividades desenvolvidas nesta oficina, mais de 60 crianças, jovens e adultos, com idades entre 5 e 46 anos, que integram as invernadas Dentinho de Leite, Pré-Mirim, Mirim e Veterana.

Coordenada pela professora Madeline Zancanaro, a oficina é desenvolvida com crianças, adolescentes, jovens e adultos que vão além da prática das danças. “Lá eles aprendem sobre usos e costumes do povo gaúcho em sua essência, evidenciando sempre o respeito a todos e a cordialidade à mulher”, destaca a professora.

Para a professora Madeline, investir em cultura é também acreditar que ela contribui com a educação de todos os envolvidos. “As atividades realizadas junto ao CTG, por esta oficina, são extremamente importantes e desenvolvem as pessoas que participam dentro de aspectos físicos, cognitivos e emocionais como um todo, buscando sempre a construção de um cidadão que tem deveres antes dos seus direitos.”

Através da Lei Rounet, com este projeto, crianças, jovens e adultos mantêm contato com a arte e a cultura e não só eles, mas toda a comunidade pode apreciar as apresentações artísticas desenvolvidas nas oficinas, que vêm acontecendo em eventos no município e na região.

Com o apoio da Prefeitura Municipal e a parceria com o CTG Rancho da Amizade, que oferece o espaço físico e auxilia na coordenação, acontecem as atividades de danças tradicionais gaúchas, uma das oficinas ofertadas pelo projeto cultural Nova Alvorada Cultural, o qual tem o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Basso Pancotte & Cia Ltda e - Intersul Distribuidora de Produtos Veterinários Ltda. É uma realização da Gaita Produtora e do Ministério da Cultura – Brasil - União e Reconstrução.