O Projeto Nova Alvorada Cultural cria oportunidades de novos conhecimentos e novas vivências
04/08/2023

Oficina de ballet e dança livre

A experimentação e o contato com diversos tipos de linguagens, técnicas e ideias, através das oficinas e experiências oportunizadas pelo Nova Alvorada Cultural, buscam despertar e identificar vocações, desenvolvendo habilidades, ao mesmo tempo em que motivam e identificam a formação de novos públicos e a possibilidade de futura profissionalização.

Através de financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, do Ministério da Cultura, que viabiliza o patrocínio deste projeto pelas empresas Basso Pancotte & Cia Ltda e Intersul Distribuidora de Produtos Veterinários Ltda, a Gaita Produtora em parceria com a Agyle Produtora, com o apoio do Município, desenvolve oficinas de danças tradicionais gaúchas, gaita e violão, ballet clássico e dança livre.

A professora Fernanda Chiot Zanco, instrutora, conta que “a oficina de dança, ballet e dança livre, está sempre a todo vapor. No momento estamos atendendo 45 alunos, entre eles crianças e adolescentes de quatro a 15 anos. As atividades sempre fluem muito bem, pois as crianças chegam felizes e motivadas para participar das aulas.” Mesmo em dias frios, os integrantes mantiveram a frequência nas aulas, informa a professora.

Em diversas festividades do município de Nova Alvorada, as crianças e adolescentes se apresentaram. “Estar no palco, mostrando sua arte para o público os motiva muito. E agora estamos construindo novas coreografias que serão apresentadas no final do ano. Esse segundo semestre será intenso, pois trabalharemos para chegar em dezembro com lindas performances”, ressalta a professora Fernanda.

Através da Lei Rounet, o projeto Nova Alvorada Cultural vem sendo executado, oportunizando a crianças, jovens e adultos e contato com a arte e a cultura, não só aos que participam das atividades das oficinas, mas também a toda a comunidade que pode apreciar as apresentações das modalidades artísticas desenvolvidas nas oficinas oferecidas pelo projeto, totalmente gratuitas.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, que através do Cras e sua equipe oferece espaço físico e suporte no atendimento aos integrantes das demais oficinas, como no ballet, dança livre e música  e com parceria com o CTG Rancho da Amizade, onde acontecem as atividades de danças tradicionais gaúchas, o Nova Alvorada Cultural vem sendo realizado desde o mês de março deste ano com estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Basso Pancotte & Cia Ltda e Intersul Distribuidora de Produtos Veterinários Ltda. É uma realização da Gaita Produtora e do Ministério da Cultura – Brasil - União e Reconstrução.