Senar apresentou oportunidades ao município
07/07/2023

A reunião foi uma parceria entre o Sindicato Rural de Arvorezinha, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura Municipal.

Participaram da reunião o pessoal do SR de Arvorezinha, que atende cinco municípios da região, incluindo Nova Alvorada, as supervisoras do Senar, Francine Nava e Julia Reginatto, o prefeito e o vice-prefeito de Nova Alvorada, Edilson Romanini e Dirceu Grolli, secretários municipais de Nova Alvorada e o gerente da Cresol de Marau.

No encontro, foram apresentadas as ações ofertadas pelo Senar, como mais de 170 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, dentre eles cursos de Mecanização Agrícola, Soldador, Solos, Drones, Eletricista, Manejo de Culturas, Programa de Turismo Rural, Aplicação de Defensivos (NR31) que será obrigatório no município a partir de 1º de janeiro de 2024, dentre outros. Além disso, foi abordado a respeito do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, onde produtores de diversas cadeias produtivas, como grãos, bovinos de leite e de corte, agroindústrias, podem receber essa assistência em suas propriedades.

O NR31 é a Norma Regulamentadora nº 31 que deve ser aplicada a quaisquer atividades do meio rural e seus principais pontos são: prevenção de acidentes de trabalho; exames médicos para controle da saúde dos trabalhadores; medidas de proteção pessoal; defensivos agrícolas; ergonomia; máquinas, equipamentos e implementos; silos; vias de circulação.