Secretário de Saúde fala do desafio de gerir a pasta da Saúde
11/04/2023

O secretário Municipal de Saúde de Nova Alvorada, Renato Pancotte, manifestou-se, em função do Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia de hoje, 07 de abril, sobre o que é administrar uma secretaria tão complexa e necessária para a população.

“Estar à frente da pasta da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de Nova Alvorada está sendo uma experiência única, não é nada fácil, não há como estar simplesmente; é preciso ser inteiro em todos os dias da semana, do mês e do ano. Enquanto você permanece no cargo, você tem que ser gestor tanto nos dias ordinários chamados de úteis, como nos dias de pontos facultativos, feriados e dias santos de festa e de guarda”.

O secretário revela que sempre soube que seria um desafio enorme, pois saúde é um assunto extremamente sério e uma necessidade dos munícipes, por isso, “seguimos trabalhando dia após dia, agradecendo e atendendo a todos, trabalhando no formato livre demanda, sem agendar horário, quem chega na secretaria e quer falar comigo, se estou, sempre atendo”.

A Administração Municipal investe em saúde para os novalvoradenses, estando sempre pensando em oferecer mais conforto, agilidade, acolhimento e humanização nos atendimentos, sempre pensando na saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

O secretário continua: “temos bons profissionais que atuam em nossa Unidade Básica de Saúde; neste último ano foram realizadas várias melhorias, como por exemplo a aquisição do novo aparelho de ultrassom, a digitalização do aparelho de raio X, aquisição de softwares para melhor interpretação de raio X e mesa ginecológica elétrica. Trabalhamos para qualificar e aprimorar os atendimentos aos usuários e melhorar os espaços utilizados junto à UBS, reformamos a farmácia com móveis, cadeiras, equipamentos e uma câmara fria garantindo, assim, a manutenção dos produtos em condições adequadas de conservação”.

Foram muitos os investimentos na Saúde realizadas pela atual Administração, motivo de alegria e satisfação para o secretário Pancotte. “Estamos realizando também uma reforma na UBS, arrumando e pintando as paredes, trocando o piso, revitalizando o espaço interno com a instalação de um pergolado para oferecer um ambiente bonito e confortável para os pacientes internados passearem e pegar um pouco de sol.

O secretário agradece de forma especial aos profissionais que trabalham com ele na Secretaria. “Neste Dia Mundial da Saúde, temos muito a agradecer a esses profissionais pelo empenho e compromisso com a vida, também agradecer aqueles que trabalham atrás dos bastidores, garantindo que as tarefas sejam realizadas, os medicamentos entregues, as condições do trabalho em dia, os profissionais da higienização, da vigilância, da nutrição, da área administrativa. Com esse trabalho coletivo garantimos o atendimento a nossa população”.

Ele encerra: “desejo muita saúde a todos os novalvoradenses, nesse dia e em todos os outros dias do ano”.