Produtor rural investe na suinocultura para incentivas os filhos a permanecer na propriedade
22/12/2022

Expectativa de Campagnolo é manter os três filhos na propriedade

Moradora da Estrada Beira-Rio, em Nova Alvorada, na divisa com Montauri, a família de Jair Campagnollo está investindo na construção de pocilga para a engorda de suínos.

O empreendimento conta com um galpão de 102 metros de comprimento, com capacidade para alojar 710 suínos, que serão entregues para a empresa integradora, a Daros & Lodi, a cada quatro meses, prontos para o abate.

Animado e com boas perspectivas em relação ao investimento, realizando os preparativos e últimos ajustes, o suinocultor informa que o primeiro lote será alojado nesta sexta-feira.

Quanto aos custos do investimento, Campagnollo comenta: “recebemos a terraplanagem completa e a brita do Município; o galpão, uma parte financiamos e outra parte pagamos com o dinheiro que tínhamos guardado. A Administração Municipal está também abrindo e ampliando a estrada que dá acesso à Cadorna, distante cinco quilômetros, para que nossa produção possa ser escoada”. Sobre a atenção que vem recebendo do Poder Público Municipal, ele diz, enfaticamente: “está ótimo”.

A engorda de suínos soma-se a outras atividades da propriedade da família. A principal, até o momento, é a produção de leite, com 33 vacas ao todo, que produzem em média, de dez a 11 mil litros de leite por mês, dependendo da época e da alimentação que recebem. Em pequena quantidade, o milho é plantado para produzir silagem para alimentar as vacas leiteiras; tem também duas pequenas áreas onde é plantado soja, aproveitando toda a terra disponível.

Campagnollo relata: “os filhos insistiram para que colocássemos o chiqueirão. É uma forma de incentivar eles a ficarem aqui e trabalharem na propriedade. Trabalhar no que é nosso é muito melhor”. O casal tem três filhos. O mais velho, de 22 anos, trabalha na cidade, e os mais jovens, de 19 e 15 anos, trabalham com os pais. Os avós, aposentados também moram com a família.

Abertura da estrada e incentivos

Para chegar até a propriedade da família Campagnolo, que reside em um ponto extremo do município, existia uma estrada estreita e que recebia pouca manutenção em função do baixo fluxo de veículos. A abertura da estrada era um impeditivo para os investimentos da família, já que era muito difícil trafegar pela via com caminhões pesados. A decisão da Administração de abrir e melhorar as condições da estrada, além de conceder o incentivo, foi um fator decisivo para a viabilidade do projeto.

“Outras administrações já tinham dito que não era viável abrir a estrada, mas nós estamos abrindo, queremos incentivar as famílias que moram ali a produzir mais, e a ficarem nas suas propriedades, gerando renda e riqueza para si e para o município. Por isso, além da abertura da estrada, concedemos a terraplanagem, a brita e agora no final da obra, de acordo com a nossa lei de incentivo, vamos pagar ao produtor mais R$ 12,00 reais por m2 de área construída”, destacou Romanini que é um defensor da concessão de incentivos aos produtores.

A previsão é de que a família Campagnolo aloje o primeiro lote de suínos ainda neste ano.