“O município é um canteiro de obras”
09/12/2022

Prefeito faz avaliação do ano de 2022 e revela projetos para o próximo ano

Um ano intenso e de muito trabalho. É assim que o prefeito de Nova Alvorada, Edilson Romanini, avalia 2022 sob a perspectiva da Administração Municipal.

“O trabalho ao longo do ano foi bastante, inclusive estamos trabalhando em turno integral. Costumo dizer que nunca paramos, pois quando encerramos um serviço já estamos projetando outro”, destaca ele ao ressaltar que agora o Executivo está empenhando na terraplanagem para o asfalto na Linha Morangueira. “Temos um convênio com a empresa Basso e Pancotte através do Projeto PIAA que está nos permitindo pavimentar mais de um quilometro na entrada da cidade, saída para Arvorezinha.  Ainda temos através do Avançar na infraestrutura a parceria com o governo do estado que está permitindo a realização de mais de um quilometro de pavimentação na Linha Borelli e estamos realizando a pavimentação de dois trechos, um sentido à Linha Morangueira/Passo da Laje e outro em Simão Ruas, com o investimento de recursos próprios e financiados. A previsão é de que até o final do ano nossa parte fique pronta”, ressalta.

Ele enfatiza que o Poder Público também segue realizando outras terraplanagens e pavimentações, atuando na manutenção e alargamento das estradas, trabalhando na ampliação e melhorias no CRAS e também no pórtico da cidade. “Enfim, o município é um canteiro de obras”, frisou.

Ainda, ao longo desse ano, ele recorda os incentivos dados, no campo e na cidade. “Adquirimos máquinas que foram cedidas em comodato para as empresas, concedemos incentivos aos produtores para silagem, horas máquinas, auxiliamos no plantio de milho, no preparo de terra, fizemos o programa de correção de solo onde no início do ano foram distribuídas mais de 800 toneladas de calcário para os produtores de leite e agora 440 toneladas para os produtores de erva-mate, enfim, é difícil mensurar tudo, mas estamos atendendo a todos”, declarou.

Ele ainda destaca a realização de grandes obras. “Temos a creche que foi construída com recurso próprio que teve investimento de mais de R$ 1 milhão em sua ampliação. Na saúde estamos aguardando iniciarem as obras de melhorias no hospital, sendo que compramos equipamentos como raio x, trocamos todos os colchões para os leitos, entre outras coisas. Também construímos um pavilhão de quase R$ 900 mil com recursos próprios para geração de emprego, sendo que no início do ano a empresa já deve iniciar as atividades”, conta.

E acrescenta: “Queremos que nossos jovens fiquem aqui, tenham condições de trabalhar aqui, tanto que disponibilizamos transporte para as pessoas do interior que queiram trabalhar na cidade. É um dos poucos municípios que tem esse tipo de serviço prestado”, comemora.

Previsão orçamentária

Com relação à previsão orçamentária do município, Romanini revela: “Para 2023 temos planejado R$ 31,430 milhões. De 2022 para 2023 haverá um aumento de mais de R$ 5 milhões, um percentual expressivo no orçamento do município. Isso se deve, principalmente, ao aumento do índice de ICMS. Vamos aplicar bem esse dinheiro”, informou.

Expectativas para 2023

O prefeito revela alguns projetos previstos para o próximo ano. “Em 2023 pretendemos reformar o hospital, construir a praça na Linha Borelli, fazer o ajardinamento em Cadorna, concluir o asfalto para Itapuca, e temos pedido de asfalto até a divisa com Montauri. Vamos ter que trabalhar para concretizar. Talvez surjam novas prioridades”, pontuou.

O turismo também deve receber investimentos. “Com relação ao turismo pretendemos adquirir uma área para trazer algum atrativo turístico para cá, mas antes, vamos aguardar a entrega do inventário turístico no início do ano, para definirmos as prioridades”, encerrou.