“O menino que aprendeu cedo demais” encantou o público
10/10/2022

O espetáculo valorizou crianças e professores e deixou como mensagem principal a certeza de que só a educação salva, promove a dignidade e o bem-estar social

O auditório da Casa de Cultura Nayr Menegon esteve lotado na sexta-feira, dia 07 de outubro. Crianças e adolescentes da rede municipal de educação tiveram o privilégio de assistir a peça “O menino que aprendeu cedo demais”, interpretada pelo autor, diretor e ator Pablo Capalonga, que interpreta a saga de um menino abandonado que é recriminado e marginalizado pela sociedade e salvo por sua professora e pelas oportunidades que obteve através da educação.

A peça que encantou públicos de todas as idades, mexeu com as emoções e fez refletir sobre a importância das oportunidades, da educação e de dar uma nova chance a uma criança. De uma forma extrovertida e muito bem humorada a peça abordou o comportamento social diante das adversidades que uma criança abandonada enfrenta. “Foi com leveza, delicadeza e alegria que se abordou um assunto muito sério e tão duro como o abandono e o resgate de uma criança, todos entenderam a mensagem, se emocionaram e se divertiram com a peça”, destacou a secretária de Educação, Loreni Romanini.

O ator e diretor Pablo Capalonga que interpretou a peça, parabenizou a Administração Municipal por proporcionar o acesso a arte e a cultura às crianças desde cedo.   “O menino que aprendeu cedo demais”, é uma peça com uma mensagem muito densa, um drama, que faz pensar, que emociona, mas também é feita com brincadeira e alegria, então é leve, tem a leveza das crianças, fala a sua língua, e isso é um grande diferencial, para a preparação de cidadãos críticos, para que desde cedo possamos estimular as pessoas a pensarem de forma autônoma sobre os problemas que enfrentam”, frisou Pablo.

Através da peça são trabalhadas questões como os medos, perdas, preconceitos, dificuldades e obstáculos que a vida nos apresenta, sem deixar de apontar possibilidades ante os fatos e a capacidade de sermos felizes. Além disso, o espetáculo chama a atenção do público para a beleza e a grandeza que muitas vezes existem por trás de uma coisa simples e singela da vida, levando o expectador infantil a viajar num mundo de imaginação e fantasia, resgatando no adulto a criança que está adormecida nele.

O Projeto Tradição e Cultura em Nova Alvorada é uma iniciativa da Agyle Produtora, que conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura RS – LIC/RS e patrocínio da Basso Pancotte, Intersul e Cerfox. A apresentação da peça faz parte de uma programação mais ampla prevista no projeto, que visa promover ações culturais e valorizar as tradições de Nova Alvorada.