CCIR 2022 está disponível a partir de 18 de julho
21/07/2022

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) referente ao exercício de 2022 pode ser consultado e emitido a partir de 18 de julho. O documento comprova a inscrição das propriedades e posses rurais junto ao Incra.

Para obter o CCIR, o proprietário deve acessar o endereço eletrônico https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao. Também pode baixar o aplicativo “SNCR Mobile” para uso em dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Quem não tem acesso à internet pode se dirigir a Unidade Municipal de Cadastramento junto à prefeitura. É necessário apresentar o CCIR do ano anterior e CPF do titular do imóvel para emissão do novo recibo.

É necessário pagar a Taxa de Serviço Cadastral, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), emitida com o certificado. O valor depende do tamanho da área e deve ser quitado até 16 de agosto, sem cobrança de juros e correção, exclusivamente na rede de atendimento do Banco do Brasil.